terça-feira, 7 de novembro de 2017

NAZIonalismo

Recentemente e percebe-se porquê, tanto a comunicação escrita como a Net foram e estão sendo inundadas por resmas de informação, de desinformação, de argumentos, de argumentação, de opiniões, de opinativos, de opinadores e etc. sobre a Catalunha, a autodeterminação e a independência dos povos!

Talvez por um monte de Portugueses se identificarem com o sangue latino, no caso da Catalunha, têm vindo a lume considerações de carácter genérico que nunca invocaram no caso da Escócia! Aqui a coisa não tomou o mesmo caminho dramático, tràgicamente cómico ou còmicamente trágico do  atingido agora com a Catalunha. Talvez porque Catalunha esteja mais perto. Vou medir no Google das distâncias!

Na Escócia realizou-se em 2014 um referendo para saber se queriam ser independentes do Reino Unido. ( Isto antes do Brexit). 

Ninguém veio dizer que isso iria dividir os Escoceses. Ninguém veio tentar saber em que campeonato jogariam este ou aquele Clube. Ninguém veio dizer que seria a ruína da Escócia! Ninguém veio dizer que as empresas iriam fugir da Escócia. Ninguém veio esmiuçar a História da Escócia para saber da legitimidade da pretensão. A Europa não ameaçou a Escócia que a colocaria de lado. A Rainha não veio dizer que o Reino era Unido e por isso indivisível. Ninguém perguntou se o referendo era constitucional ou não. Nem podiam. O Reino Unido não tem constituição. Ninguém vindo do sul em camionetas e aviões, a pé ou de bicicleta, invadiu as ruas de Edimburgo, agitando a Union Jack, aos berros e fazendo a saudação Nazi.

Apesar do Reino ser Unido, a Royal Navy não invadiu Edinburgo não devassou mesas de voto nem destruiu as urnas. Não zumpou nos McGregors e  os Wallaces lá do sítio votaram pacificamente. E o mais extraordinário é que os High Landers decidiram continuar no Reino Unido.

E se isso era um assunto para os Escoceses resolverem, poucos ou nenhuns foram aqueles que tentaram com a sua opinião, condicionar a votação. Mesmo em Portugal.

Mas até em Portugal, desde Setembro, um enxame de entendidos entenderam meter o bedêlho no que os Catalães se propuseram pronunciar. Muitos colocaram tanta paixão na coisa que se fizessem um campeonato os Castelhanos levavam uma abada. Não vou nomear particularmente mas tanto se escreveu e tanta asneira se disse que seria interessante fazer um estudo sócio-antropológico do fenómeno. Coleccionar tanto argumento etéreo e estratosférico e relacioná-los com a personalidade dos  catequistos tanto no campo da semeótica ( de sêmea) como da simiótica ( de símio).

Mas na vizinha Espanha os argumentos atingiram  o expoente máximo dos paroxismos epileptiformes, mentais e comportamentais.


Chegaram ao ponto de identificaram a Catalunha com o Nazismo apelidando até, os independentistas como os "NAZIonalistas". Isto um trocadilho acintoso com a palavra italiana nazionalista que quer dizer nacionalista. Desta forma os nacionalistas catalães seriam NAZIonalistas!

É tanto mais delirante esta tentativa de conotação que me fez duvidar do que NAZIonalista quereria afinal dizer. E fui ver como é que o Nazismo e o Nacionalismo se conjugam.

E ENCONTREI

Como diz o meu amigo José Maria Barroso, a máquina do tempo é a máquina fotográfica.


E encontrei o encontro do Pai do Nazismo lado a lado com o Nacionalista. E que eu saiba de História, "Nacionalistas" eram as tropas de Franco que desbarataram democratas, republicanos, liberais, socialistas, Democratas Cristãos, Comunistas. Foram todos metidos num saco e apelidados de "Vermelhos" pois dava muito jeito argumentar que a luta seria apenas contra aqueles que comiam criancinhas!

E assim cheguei à conclusão do que eram os NAZIonalistas e o que era o NAZIonalismo.

Vejam: 

















































Ora o espantoso é, como eu disse, que Nuestros Hermanos (Castelhanos persupuosto), alguns deles, deram em conotar a Catalunha com o Nazismo! Por Exemplo:

El nazismo llega a Cataluña - Voto en Blanco

www.votoenblanco.com/El-nazismo-llega-a-Cataluna_a6937.html

Traduzir esta página
22/09/2017 - España y Europa contemplan estupefactas e incrédulas como en la próspera y aparentemente desarrollada Cataluña una sociedad enferma y ...

E deram em chamar NAZIonalistas aos independentistas catalães!

Mas qual não é o meu espanto quando me apercebo que o tal votoenblanco tem razão:

EL  NAZZISMO  LLEGA  A  CATALUÑA!

Senão mirem!











































































































































































































































































































Tudo pelos vistos apoiantes do NAZIONALISMO Catalão.

Só não entendo porque é que vão embrulhados naquela bandeira e aos berros de VIVA A ESPANHA!


Tone do Moleiro Novo I - auto proclamado  O Chato

Sem comentários:

Enviar um comentário