segunda-feira, 8 de maio de 2017

RUI MOREIRA

A coisa faz-me lembrar a HISTÓRIA DA PULHICE HUMANA do Vilhena.

Mas é!

Tencionava fazer um resumo da situação quando deparei no JN de hoje com um texto de Rui Sá onde está lá tudo ou quase tudo! Aqui vai:

Há sete meses (10/10), concluía do seguinte modo a crónica que aqui publiquei: "Vai daí o desejo de Moreira: o PS apresenta a sua própria lista, segurando parte do seu eleitorado (impedindo que o mesmo, órfão de candidatura, se transfira para a Esquerda) e permitindo a sua afirmação à Direita. E, após as eleições, novo acordo de governação [com o PS]".
O que não previa é que o divórcio fosse tão "feio", apesar das palavras doces que o pontuaram... Rui Moreira procurou sair por cima, afirmando a sua "independência" e a "coragem" de rejeitar o apoio do PS a bem dos "princípios". Tudo mensagens positivas para si próprio. O problema é que temos memória. É que, para Rui Moreira, o que estava em causa não era a sua independência, nem sequer a constituição das listas. O seu problema, como aqui escrevi em outubro, é que um apoio do PS e o envolvimento na lista do líder da Distrital do PS no Porto, ainda por cima com Governo PS sustentado à Esquerda, criava anticorpos no seu eleitorado tradicional - a Direita -, para mais numa altura em que se zangou com Rui Rio, que foi o seu mentor e principal sustentáculo há quatro anos. É que Moreira pode, agora, clamar que o seu número dois será um "independente", mas há quatro anos esse número dois foi um dirigente do CDS. E não podemos esquecer que Portas, na noite das eleições, disse que "a vitória de Rui Moreira é também vitória do CDS/PP". Ou que Daniel Bessa, presidente da Assembleia Municipal do Porto eleito nas listas de Moreira, se demitiu afirmando que "há CDS a mais na Câmara do Porto!". Rejeitou Rui Moreira o apoio do CDS? Não! O que demonstra que o problema não são as "interferências" do PS, mas sim o seu calculismo político... Ficou, no entanto, a conhecer-se uma nova faceta de Rui Moreira: não lhe custa "queimar" os seus amigos (como Pizarro) quando estão em causa os seus interesses.

Quanto a Pizarro, e utilizando uma metáfora como a que ele usou ("mais vale uma boa amizade do que um casamento em que uma das partes não está interessada"), espero que tenha percebido que a paixão assolapada que dedicou a Moreira o transformou em vítima permanente de maus-tratos. Tudo lhe perdoando, embevecido: o desrespeito por Carla Miranda e as sucessivas desconsiderações de Correia Fernandes, ambos eleitos pelo PS; e a suprema humilhação de, para casar, ter de abdicar do seu programa eleitoral, comprometendo-se a cumprir o programa eleitoral de Moreira! Como todos os casos de violência familiar, só podia acabar mal, e este pontapé no rabo a quem tão a jeito se colocou é o corolário lógico de tanto rebaixamento.

Pizarro que, notoriamente, e por tudo o que se passou nestes quatro anos, não é o melhor candidato para o PS. Mas que Costa castigou: "Já que nos meteste nesta alhada, agora desenrasca-te!"... Na certeza de que, em outubro, será o cordeiro sacrificado...


Até lá, continuará a cumprir o programa de Moreira?! Para, cá fora, dizer que é alternativa? Há limites para a vergonha.”

No entanto não resisto em concluir que Moreira só estava à espera de uma nesga no curral para dar um coice no PS e em Pizarro. Ela surgiu com as as afirmações mais que triviais da secretária-geral-adjunta socialista, Ana Catarina Mendes, ao dizer que "todas as vitórias dos candidatos do PS e das listas que o PS integra serão vitória dos socialistas." e que o PS teria uma forte representação na lista de Rui Moreira!

Em politica os apoios negoceiam-se! Depois os partidos defendem princípios perenes e não podem estar sujeitos a efémeros independentes ou a independentes efémeros.

Por fim que a coisa  sirva de lição ao PS e ao desgraçado do Pizarro cuja canina dedicação ao Moreira foi saldada com a mais inqualificável das  pagas. O mesmo Pizarro que celebrou em 2013 a vitória de Moreira como se a do PS se tratasse. E isto sem qualquer rejeição do Moreira! Que eu me lembre!

Tone do Moleiro Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário