quinta-feira, 12 de julho de 2018

O Papa Francisco e o comunismo!

Desenterrei dos meus arquivos um recorte com quatro anos.





















Vou ficar-me pelo surpreendente pelo respeito que devo a Francisco agora Papa!

Vou realçar o que afirmou...

" O que eu digo é que os comunistas roubaram a bandeira. A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro do Evangelho. Os pobres estão no centro do Evangelho. Os comunistas dizem que tudo isso ( a pobreza) é comunista. Sim Cçaro, como não? Mas vinte séculos depois ( da escritura do Evangelho. Quando eles falam nós poderíamos dizer-lhes: pois sim, sois cristãos"

Isto terá argumentado o Papa dias depois da Revista "Economist" ter comparado o discurso do Papa ao de Lenine quanto critica o capitalismo desenfreado e reivindica uma radical reforma económica:

Ora se o Papa diz que pobreza não é causa comunista eu direi que tão pouco será consequência do comunismo. O comunismo é a consequência de termos chegado ao século dezanove com pobres!

É o próprio Papa que testemunha que a pobreza tem vinte séculos ( pelo menos digo eu!)

O comunismo veio depois e tem século e meio apenas.

O que o Papa Francisco não explicou é que sendo da cristandade e dos evangelhos a bandeira dos pobres durante vinte séculos, não lhes chegou esse tempo todo para acabar com a pobreza.

Se tal tivesse acontecido não haveria pobres nem tão pouco  "o comunismo"

Que desilusão histórica!

tone do moleiro novo I - O chato!


Sem comentários:

Enviar um comentário