Ele há coesões e coesões. As verdadeiras, só com tomates.
Muito agora fomos confrontados com duas proclamações deveras interessantes.
Logo uma de Elisa Ferreira em OBSERVADOR
Elisa Ferreira: "É penoso ver que Portugal, com estes anos todos de apoio, ainda está entre os países atrasados"
Em entrevista à Antena 1, a comissária diz que Portugal deve concentrar-se em "deixar de ser um país da coesão" e preparar-se para "não pedir mais dinheiro". Foco deve ser "infraestruturação".
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Depois, ou mesmo antes António Costa a garantir em DN
Costa contra autoflagelação e diz que Portugal tem bom historial a gerir fundos europeus
"Temos um historial de que nos devemos orgulhar e não ser motivo de flagelação relativamente à utilização dos fundos", considerou o primeiro-ministro na sessão de abertura de uma conferência sobre fundos europeus."
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Então em que é que ficamos!
- Se Portugal tem "bom historial a gerir fundos europeus" ( do que duvido!) porque raio é que "com todos estes anos todos de apoios, ainda está entre os países atrasados"???
A conclusão óbvia é que tudo se resume a uma questão de estratégia.
- Mas não tivemos nós durante dez anos um timoneiro cujos governos maioritários receberam dinheiro ás "pazadas" para a tal coesão.
- Onde foi gasto???
Ver https://lopesdareosa.blogspot.com/search?q=O+Grande++Mistificador
- E daí para a frente??? ( Incluindo os Governos dos quais Elisa Ferreira fez parte)
Disse um grande pensador, Victor Hugo se não estou em erro,
"Saber exactamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo"
Dito de outra forma tudo aquilo que hoje se faça tem sempre que ter em vista aquilo que se quer no futuro e a longo prazo.
E se assim não foi feito, pelos resultados de hoje se conclui que quem ontem nos governou não tinha qualquer noção de futuro.
Daí o desabafo de Elisa Ferreira.
E já nestes tempos há uma conclusão deveras surprendente para quem assistiu à destruição de uma infraestrutura que nos chegou de graça pois totalmente paga pelas gerações que nos antecederam. As linhas de Caminho de Ferro.
Ver
https://porquenaovotoemcavaco.blogspot.com/2011/01/o-ramal-da-lousa.html
E também
https://porquenaovotoemcavaco.blogspot.com/2019/07/miguel-cadilhe.html
Assim o mais espantoso é que agora apareça uma nova narrativa, a de que a Ferrovia é que é.
Exemplo
Que menos aviões é que é!
Apostar apenas na rodovia foi um erro. E assim por diante!
Tudo isto é espantoso quando a memória não falha na lembrança da pancadaria que o Sócrates levou só porque pretendia fazer chegar a rede Europeia de Alta velocidade a Lisboa.
Dos projectos e estudos restam, se não erro, as copiosas indemnizações que terão sido pagas a quem se envolveu no assunto.
E o grosso da pancadaria veio precisamente do lado que tinha lançado a ideia.
A nossa Ferreira Leite tinha acertado, em 2003 essa intenção com o seu correligionário do lado de lá, um tal Aznar.
https://www.dn.pt/arquivo/2008/governo-de-ferreira-leite-aprovou-4-linhas-de-tgv-993901.html
Mais tarde, em 2010, deu o dito por não dito argumentando que não havia dinheiro para pagar fazendo supor que no tempo dela havia.
Não se comprendendo assim por que é que a coisa não avançou então.
https://maisfutebol.iol.pt/economia/alta-velocidade/ferreira-leite-tgv-e-impensavel-para-portugal
Acontece que os Espanhóis é que não param!
https://radioelvas.com/2019/03/29/novo-viaduto-do-tgv-sobre-o-rio-tejo-avanca-em-direcao-a-badajoz/
E aos palermas que alguma vez foram contra o TGV chegar a Lisboa ( só porque o Sócrates se comprometeu no projecto)
Eu só pergunto como podem conceber uma Capital Europeia ficar arredada da Rede de Alta Velocidade Europeia.
O resumindo resume-se a que Portugal não sabe o que quer para seu futuro ( nunca soube) e não é o novel PRR que vai resolver o assunto!
Por falta de de uma ideia - chamo-lhe estratégia - do que se pretende que Portugal seja!
https://lopesdareosa.blogspot.com/2021/02/bazucas-vitaminas-e-outras-vacinas.html
tone do moleiro novo
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