quinta-feira, 7 de abril de 2016

A produtividade da economia portuguesa

Tem sido oferecido ao público e nos mais diversos órgãos de comunicação que o investimento português em offshores tinha atingido em 2015 um máximo de 9,4 mil milhões de Euros! Isto segundo informações do Banco de Portugal que das transferências respectivas tem conhecimento.
 
Gabriel Zucmam, economista, professor assistente na Universidade de Berkeley e autor do livro A RIQUEZA ESCONDIDA DAS NAÇÕES esse valor ascenderá a 69 mil milhões de Euros!

Acontece que e como é do conhecimento geral, há dos muito bons e convenientes comentadores que são da opinião dos que argumentam que Portugal não é competitivo devido à baixa produtividade cá do pessoal. Secundam os políticos e os representantes das entidades patronais de que é necessário que os salários reflitam essa falta de produtividade, Ou seja que sejam mantidos baixos.

Mas, coisa curiosa, uma economia que não consegue por falta de produtividade aumentar os salários a quem trabalha é a mesma que põe Milhares de milhões lá fora!

Onde e por quem foi gerado esse dinheiro. Se calhar n'algum poço de petróleo no quintal desses investidores, explorado por marcianos!

É por estas e por outras que nunca votei em Cavaco. Nem voto em quejandos!

Tone do Moleiro Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário